Documento sem título
 
   
 
 
 
HOME
PERFIL
SERVIÇOS
CLIENTES
PROJETOS
PUBLICAÇÕES
CONTATO
 
       
 
     
 
Notícia - Água e luz: pequenas providências que podem trazer grandes benefícios Água e luz: pequenas providências que podem trazer grandes benefícios

Já faz algum tempo que reduzir o consumo de água e luz não é uma questão somente financeira, mas também de consciência ambiental. Para ser amigo da natureza, deve-se planejar ao máximo na hora de reformar ou construir, para gastar o mínimo possível com iluminação, aquecimento e refrigeração dos ambientes no decorrer dos anos.

O arquiteto Fabio Rocha explica que “o projeto de arquitetura deve considerar a posição do sol e a direção dos ventos. Janelas voltadas para o norte recebem luz na maior parte do dia, poupando eletricidade, e paredes duplas, com um vão no meio, impedem a passagem do calor, mantendo aquecedores e aparelhos de ar-condicionado desligados por mais tempo”.

Ele dá outras dicas:
Cobertura: é por ela que o calor entra no imóvel. Pesquise opções de mantas de subcobertura, uma barreira entre o telhado e o forro. O vidro pode ser considerado um aliado ou um inimigo, pois tudo dependerá de como e quais vidros serão usados. Existem tipos metalizados que barram parte do calor trazido pelo sol, sem prejudicar a luminosidade.

Sensores e controladores: em áreas externas são usados os “sensores de luminosidade”, que acendem as luzes quando o sol está se pondo e as desligam nos primeiros raios da manhã. Os “sensores de presença” ativam a iluminação somente quando alguém entra em um recinto e apagam algum tempo após a pessoa sair. O dimmer, para lâmpadas incandescentes, controla a luminosidade e pode ser instalado por qualquer pessoa, bastando substituí-lo pelo interruptor comum.

Aparelhos economizadores: podem custar mais, porém justificam o investimento. Há uma lista para todos os bolsos, entre os quais: torneiras automáticas ou acionadas por pressão; “liga no pé” (em que o acionamento é por meio de um pedal); bacia com caixa acoplada (a quantidade de água é regulada adequadamente).

Como prevenir custa menos que remediar, a escolha dos materiais precisa ser benfeita antes de a obra começar.

Por: Sílvia Rocha


Voltar

 
     
 
 
Documento sem título
Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, 335 Sala 1201 Jd. Aquarius - São José dos Campos / SP CEP: 12246-000
Telefone: (12) 3931-4877 - E-mail: contato@fabiorochaarquitetura.com.br

Copyright © 2012-2016 - Fabio Rocha Arquitetura - Todos os direitos reservados